
O Babuino é uma atividade do PET que visa projetar e desenvolver projetos na plataforma Arduino, e em demais sistemas embarcados, como o Raspberry Pi.
O objetivo da atividade fazer com que os integrantes do grupo sejam capazes de aplicar a programação na eletrônica, desenvolver projetos na plataforma Arduino e em Raspberry Pi e capacitar os participantes a desenvolver em sistemas embarcados e microcontroladores.

O projeto "Coding: Informática nas Escolas" surgiu com a missão de trazer um ensino de qualidade sobre Programação de Computadores para os jovens de Fortaleza.
Anualmente, são selecionados alunos ingressantes das Escolas Estaduais de Educação Prossional de Fortaleza para se juntar às novas turmas.
Desde o primeiro dia, os alunos assistem a aulas lúdicas, com muitas práticas, e aprendem a programar usando as tecnologias mais relevantes, como verdadeiros profissionais da área.

Vivemos em uma era dominada pela tecnologia. Por esse motivo, o Grupo de Estudo em Linux e Software Livre, o GELSOL, nasceu para promover o debate e divulgar os ideais e produções do movimento Software Livre.
O grupo visa promover reuniões para instruir os membros a utilizarem as tecnologias livres, lideradas pelo famoso sistema operacional Linux, em busca de também produzirem material e conhecimento para si mesmos e à sociedade. Segurança em Redes, Sistemas Embarcados e Engenharia de Software são apenas alguns dos assuntos tratados por esse dedicado grupo.

O Grupo de Estudos para a Maratona de Programação, o GEMP, promove o estudo coletivo de práticas avançadas de programação e técnicas de construção de algoritmos. Esses estudos compõe um treinamento intensivo para os famosos Campeonatos de Programação.
Almejando a participação na Maratona de Programação (SBC), os membros do GEMP se unem para expandir os conhecimentos vistos em sala de aula e desenvolver seus espíritos competitivos, em busca de se tornarem excelentes programadores é, lógico, conseguir todos os balões!

O Include é uma atividade que visa acolher, de forma prazerosa e repleta de aprendizado, os alunos recém ingressos no curso de Ciências da Computação, Engenharia de Computação e Sistemas e Mídias Digitais.
Esta atividade consiste na organização de palestras, minicursos e dinâmicas que disseminam conhecimentos sobre a Universidade e seus cursos

A OCI é uma atividade realizada em conjunto pelos grupos PET de Computação da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará desde 2010.
A realização dessa atividade visa despertar nos estudantes o interesse pela Ciência da Computação por meio de uma competição entre os participantes no modelo de olimpíadas tradicionais, como a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).

A Semana Acadêmica da Computação é complementa as atividades curriculares, oferecendo aos alunos a oportunidade de conviver e interagir com outras áreas de conhecimento, ideias criativas, aplicações reais e soluções empresariais.
Envolve a comunidade acadêmica em um ambiente de discussão, aprendizado e integração entre alunos, professores e profissionais de áreas distintas para troca de experiências, além de promover a integração entre alunos, professores e profissionais da área da computação.

O UWeb é uma atividade que visa disseminar os conhecimentos de desenvolvimento Web.
O curso acontece semestralmente, sendo no primeiro semestre o módulo frontend e no segundo semestre o módulo backend. Nele são vistas tecnologias como: HTML, CSS, Javascript, Jquery, PHP, Banco de Dados relacional, MVC, frameworks de desenvolvimento.